Reportagem Workshop Sintra Cascais 16 Junho 2012

Workshop Fotografia Paisagem Sintra Cascais Retratos Helio Cristovao Fotografo

 

Ver as fotografias obtidas pelos participantes

 

9h30 da manhã e tudo a postos para um dia único.  

Quando no lançamento e divulgação desta atividade, anunciámos que o workshop seria um dia especial, traçámos de imediato planos para proporcionar aos nossos participantes mais uma experiência, essa sempre única, ao fotografar as paisagens mágicas da serra e praias de Sintra.

É hora de avançar com a componente teórica do workshop, que se proporcionará no exterior, em pleno coração da serra de Sintra. Sempre mística, sempre mágica. Um verdadeiro privilégio nela poder leccionar e partilhar a nossa paixão pela fotografia.

Muita vontade de aprender, trocar experiências e uma parte prática ainda durante a manhã a fotografar as árvores e granito da floresta, são horas aproveitadas ao máximo.

 

Helio Cristovao Arte Natureza Fotografia Multipla Exposicao Sintra Peninha

Pedro Monteiro  Workshop Arte Natureza Fotografia Cascais Sintra Peninha Serra

Na descida da serra, um momento que nos impressiona: percorremos as estradas pelo luxurioso verde da floresta, até certo ponto onde se avista o mar. É nesse momento que o impacto do horizonte limpo e um azulão do mar, nos surpreende qual contraste das naturezas da serra e mar do parque natural Sintra Cascais. Nunca esquecerei aquela luz. Recordamos o momento como uma nota de verdadeira beleza e deleite para os nossos olhos.

Dirigimo-nos ao almoço, e com 2 horas de descanso, ao sossego da refeição, restabelecemos energias para a metade que aí vem.

A próxima rota? As espetaculares arribas, enseadas e formações rochosas do território da Biscaia. com o recorte das imponentes falésias desde o Sul da Azóia, à Ponta do Assobio e arribas até à praia do Abano. O mar estava especial, cores azul, verde, turquesa. Fotografamos pelo cimo das arribas, quer planos amplos da paisagem, ou simplesmente uma rocha ao largo do mar.

Pedro Barradas Workshop Arte Natureza Fotografia Cascais Sintra Abano Guincho

Pedro Monteiro Cabo da Roca Workshop Fotografia Mar Paisagem Arte Natureza Fotografia Helio Cristovao

Pedro Barradas

Pedro Monteiro Cabo da Roca Workshop Fotografia Mar Paisagem Arte Natureza Fotografia Helio Cristovao

Chega a hora de seguir rumo à última sessão de fotografia do pôr do sol. Um destino tanto de conhecido pela sua singular beleza, como sempre único e aberto a nossas possibilidades e desafios fotográficos.

O céu está limpo, mas a luz é dourada. Composições simples mas fortes, enquadramentos inovadores, a luz da ‘blue hour’… é uma das horas mais especiais do dia, e os nossos participantes não poupam esforços para conseguir a foto.

Ildemarina Rodrigo Workshop Fotografia Praia da Adraga com Hélio Cristóvão Arte Natureza Paisagem

Luciano Magno Workshop Fotografia Praia da Adraga com Hélio Cristóvão Arte Natureza Paisagem

Luciano Magno Workshop Fotografia Praia da Adraga com Hélio Cristóvão Arte Natureza Paisagem

Pedro Barradas Workshop Fotografia Praia da Adraga com Hélio Cristóvão Arte Natureza Paisagem Sintra Cascais

Luciano Magno Workshop Fotografia Praia da Adraga com Hélio Cristóvão Arte Natureza Paisagem

Após fotografar o pôr do sol e crepúsculo do anoitecer reunimo-nos, tomamos um snack e temos um balanço de um grande dia de trabalho.

O balanço esse é de um workshop intensivo, com todos os esforços recompensados pelo empenho, em que cada participante, à sua maneira e visão, obteve a ‘sua’ foto. E isto é algo que nos enche de alegria.

14 horas após o ponto de encontro, é hora de dizer até breve. São 23h30 e todas as horas passaram sem darmos por isso…

 

Luciano Magno Workshop Fotografia Praia da Adraga com Hélio Cristóvão Arte Natureza Paisagem Sintra Cascais

Ver as fotografias obtidas pelos participantes

 

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>