A paisagem natural da Serra de Sintra

Parque Natural Serra de Sintra Cascais

A serra, a pedra, a floresta

 

«Impossível negar todas as conquistas efectuadas pela pintura ao longo dos séculos que vieram enriquecer o olhar humano sobre o mundo. Tornaram-no mais culto e elaborado. Ignorar ou esquecer esta aquisição, que também o é para a fotografia, concorre em limitar-lhe o alcance estético.

Cabe pois à fotografia libertar definitivamente o olhar; fazer com que se submeta à focagem desse globo cuja componente intelectual (ou espiritual) foi, e é, capaz de desvendar o mistério das formas da natureza; transformar cada vez mais essa natureza em memória subjectiva; fixar não só o que se vê mas também quem vê e como foi visto; ultrapassar o realismo imediato; (…) submeter a autenticação à representação».

Henrique Dinis da Gama

 

Procuro acrescentar a minha interpretação da paisagem, sejam as grandes vistas ou apenas pequenos recantos da floresta. As paisagens transformam-se à luz natural e à criatividade e visão do fotógrafo.

Fotografar a magia da floresta, os penedos – a serra – é uma experiência sempre renovada.

E se esta é uma serra com histórias para contar… Entre a pedra e a floresta, aqui as árvores são desenhadas pelos tempos, perdem-se nos nevoeiros e as suas formas ásperas são as esculturas do vento e da água. Com o passar da brisa é o ranger dos ramos que nos transporta para o seu mundo.

 

Dunas Oitavos Sintra Cascais Guincho Panoramica

Syntra Além

A partir das dunas de Guincho-Oitavos, fotografia panorâmica da vertente Sul da Serra encimada por espectaculares nuvens iluminadas ao Pôr-do-Sol.

 

Sintra Peninha Alma Floresta

Alma Floresta

Ansel Adams dizia que “as fotografias não se tiram, as fotografias fazem-se”; neste caso, apenas posso acrescentar que a fotografia sente-se.

 

Peninha Pedras Irmãs Serra de Sintra

Cume dos Pinheirais

Num cume rochoso da Serra de Sintra, daqueles que se erguem bem acima das copas das árvores e nos revelam outras grandezas e vistas, fotografo as novas cores da chegada Primavera.

 

Paisagem mágica Serra de Sintra Convento da Peninha

Peninha Ocidente

O último grande cabo do Ocidente da Serra de Sintra. A montanha em perfil descendente até ao confronto com o mar.

 

Monte Rodel Parque Natural Serra de Sintra Cascais

Monte Rodel

Após a subida penosa entre rochedos até alcançar um ponto dominante, a vista para o Monte Rodel sob o vento a que resistem as pedras, as árvores e o fotógrafo.

 

Peninha Serra de Sintra Floresta

Murmúrios

A dimensão da criatividade na fotografia é apenas (i)limitada pela nossa imaginação.

 
 
Se gostou deste conteúdo, partilhe com os amigos:

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>