Livros de fotografia de autores portugueses

Uma selecção pessoal de livros de fotografia em Portugal que influenciaram o meu estilo fotográfico, em agradecimento, dedicatória e o meu contributo aos autores, que pela realização destas obras trouxeram inspiração ao meu percurso na fotografia de natureza e paisagem natural.

 

Ficam as minhas recomendações e análises, assim como a consideração pelos autores:

 

Posso dizer que o livro o Cabo da Roca de José Romão (1998) em muito contribuiu na definição da minha filosofia a fotografar no Cabo da Roca e na abordagem dos vários motivos. É de assinalar o meu enorme apreço e admiração por esta obra; Conhecendo os meus textos e projectos, a relação da aventura com as paisagens costeiras parece ser inconfundível com o que J. Romão percorre desde a década de ’80. E, apesar do livro ter um enquadramento temporal, sendo toda a fotografia feita em filme, continua em minha opinião a servir de grande inspiração com trabalhos admiráveis e não menos surpreendentes.

 

Sintra – 7 anos numa ilha por Emídio Copeto Gomes e Gustavo Figueiredo (2007) veio trazer uma nova definição na fotografia produzida e publicada sobre as paisagens naturais e património cultural da serra de Sintra e o litoral. Os textos, histórias, ciência e misticismo reunem-se nesta obra bastante completa de elevada qualidade fotográfica, fruto de trabalho insistente e continuado de 7 anos a fotografar no Parque Natural Sintra-Cascais.

 

Lugares Pouco Comuns de João Mariano (2000) tem imagens revelam um grande sentido de composição no meio selvagem, num estilo que varia entre o artístico/registo documental com forte interpretação pessoal e dramatismo, e muita insistência nos detalhes – rochas, formas e texturas – fotografados a preto-e-branco em grande contraste. Sem dúvida, um livro no estilo de fotografia muito próximo do que eu procuro na Costa Vicentina, uma obra de textos e fotografia muito inspiradora.

 

Quatro dias na Serra da Estrela por Emygdio Navarro (1884), embora contendo fotografia documental da época, é um relato de percursos nas montanhas da Serra da Estrela no ãmbito de uma expedição científica relacionada com a medicina. Registos preciosos e uma leitura essencial a quem nutre enorme admiração por essas montanhas.

 

Cabo da Roca Capa Livro Jose Romao
Cabo da Roca – Imagens do lugar mais ocidental do Continente Europeu (1998) por José Romão

Formato: 31 x 23,5 cm (48 páginas, 39 fotografias)

«Este livro leva-o numa viagem a um lugar fascinante e pouco acessível, num trilho de Natureza na rota das rochas do Cabo da Roca, dobrando-o de sul para norte. Este é um estudo de fotografia de Natureza, das diferentes condições que se deparam ao fotógrafo das paisagens selvagens da orla marítima, e das maneiras possíveis de as abordar, reflectidas na variedade de situações e de estilos presentes nesta colecção de imagens».

«O livro fala de histórias do passado, de piratas, ribeiros que se despejam em cascatas sobre as praias, piscinas naturais de ouriços do mar, plantas que só existem neste local. Expõe as ameaças ambientais a este lugar idílico e lança um grito de alerta para a protecção urgentíssima duma espécie em extinção».

 


Joao Mariano Costa Vicentina Lugares Pouco Comuns
Lugares Pouco Comuns (2000), por João Mariano

Formato: 23 x 23 cm

Fotografia de João Mariano

Textos de João Mariano (Lugares pouco comuns) e Pedro Cuiça (Costa Vicentina – Terra, mar e imensidão)

Projecto sobre geomorfologias e aspectos cénicos da Costa Vicentina. Um percurso pelas escarpas de um dos mais preservados litorais da Europa: a costa ocidental do Algarve.

 


Livro Sintra 7 anos numa ilha
Sintra – 7 anos numa ilha (2007) por Emídio Copeto Gomes e Gustavo Figueiredo

Formato: 27 x 21,5 cm

«…Sintra é maior do que o seu espaço geográfico. Nela, nada é produto do estéril e superficial campo da fantasia. Nesta terra cintilante e fecunda, tudo está ali para ser apercebido como um outro plano do Real».

«Este livro de fotografias de Sintra ilustra esta imagem de reino celestial que os autores do livro pretendem passar. Os autores convidam o leitor a uma viagem ao interior de cada um de nós, procurando assim descobrir o que está por detrás de toda e qualquer paisagem, em particular a de Sintra».

 


4 dias na serra da Estrela notas de um passeio
Quatro dias na serra da Estrela: notas de um passeio (1884) Emygdio Navarro

194 páginas

«Interessantíssimos apontamentos de viagem na serra da Estrela, ilustrados com um retrato do autor e vários aspectos da serra, feitos a partir de fotografias originais».

 
 

 


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>